terça-feira, 31 de maio de 2011

SANTA MARIA

SANTA MARIA


Maria e a Igreja
Maria e a Eucaristia
Maria, mãe e discípula de Jesus.

Maria é a grande colaboradora com Deus na obra da redenção, ela soube ouvir a Palavra de Deus e com seu gesto simples nos ensina escutar Deus na Bíblia, na voz dos profetas e do Povo. Mãe e mestra na arte de rezar. Ela reza a partir da presença de Deus na historia e em sua vida.
Maria, a mãe que se fez discípula e como discípula missionária da Palavra, nos ensina como ouvir a Palavra de Deus, más não é só isso, educada na escola de Jesus vive em comunhão com a comunidade que nasce e cresce alimentada pelo Cordeiro que tira o pecado do mundo.
A mãe de Jesus não reivindicou um lugar ou uma posição de destaque na comunidade, mas colocou-se a disposição de seu e nosso Deus, esteve e está a serviço do Filho. Ela está no meio da comunidade como quem serve é servidora da Palavra. O seu pedido a Deus é a sua resposta a vocação que recebeu do Senhor “Faça-se em mim o que for da tua vontade”
Lucas com grande habilidade coloca Maria Junto dos Apóstolos no centro da comunidade que nasce da fé em Jesus Cristo (cf. At 1,14). A comunidade cristã tem Maria como modelo de discípula de vida cristã. Ela é a cheia de graça (cf. DNC 104). Em Maria a Palavra eterna do Pai encontro terreno fértil e se fez caminho para todos os que acolhem o dom de Deus.
Hoje nós encontramos Maria nos gestos, palavras e oração da Igreja cf. DNC 122m.

PRESENÇA DE MARIA NA LITURGIA

Na celebração eucarística, Maria tem lugar especial no prefácio, ora na oração eucarística. Aqui merece especial atenção para que percebamos que Ela está no coração da celebração do Mistério Pascal de Cristo. Assim reza a Igreja na Oração Eucaristia II, Em fim nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, mãe de Deus, e com os santos apóstolos. Só para lembrar, Maria é lembrada no (II IIA) Prefácio do Advento, na Oração Eucarística IV (Missal página 488). Partindo deste principio, vemos que como membros da Igreja estamos diariamente em contato com a Mãe de Jesus e alimentando em nos esta graça filial com Maria.
É uma graça ter Maria como mãe e está graça nos foi dada por Jesus Cristo, aquele que veio ao mundo por meio de Maria, portanto acolher Maria como mãe é acolher aquele que ela em comunhão com o Pai ofereceu ao mundo, Jesus Cristo nosso Senhor.
É uma graça viver o exemplo de Maria no seguimento de Jesus Cristo. Ela soube acolher o Espírito de Deus que á preparou para receber e conviver com Jesus e Jesus reconheceu que sua mãe é aquela que faz a vontade do Pai. Por isso, não tenhamos medo, acolhamos o jeito e o ser de Maria no que diz respeito a Jesus, e deixemos como Maria que Jesus habite o nosso Ser. Em Maria manifesta-se o maravilhoso trabalho de Jesus, sua vocação libertadora. Ele chama homem e mulher ao seu seguimento, Maria mulher educada na Comunidade do Povo de Deus da Primeira Aliança, não se apegou a antiga Lei, Mas acolheu o chamado do Filho, que a fez discípula junto aos discípulos. Assim a mulher aparece no Novo Testamento como sujeita da Comunicação da Boa Noticia de Jesus Cristo, Servidora do Evangelho. Nascido de mulher aprendeu a compreender a Obra do Pai e resgata aquele e aquela que tinha perdido a dignidade de filho e filha de Deus (cf. Lc 736-50). Com suas ações Jesus demonstra que o Reino de Deus chegou para todos os que acolhem a Boa Noticia do Reino. Maria agradece a Deus por ter se lembrado do seu povo, pobres, fracos, humilhados, ela canta as maravilhas de Deus, seu canto é sem duvida um grito profético proclamando em alta voz a libertação que transcende a barreira da morte e da nova vida. E com o anjo canta o povo, “Ave cheia de graça, ave cheia de amor a ti nosso canto, nosso louvor”. Louvemos a Maria acolhendo com a mor a Palavra do Filho eterno, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Senhor, dá-nos a graça assumir nossa vocação de discípulos Missionários com Maria e com todos que receberam no batismo a missão de viver a vossa Palavra, é o que vos pedimos em comunhão com o Espírito Santo. amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário