terça-feira, 7 de junho de 2011

ESCOLA DE JESUS

NA ESCOLA DE JESUS

Jesus veio para nos revelar um jeito novo de viver. Ele nos mostra que viver com Deus e para Deus é viver em comunhão com as pessoas que nos cercam.

Ele que saiu de junto do Pai, vem ao nosso encontro se faz um conosco para nos conduzir ao coração do Pai. Ele não nos quer sozinhos, mas em comunhão com o Pai, para isto nos envia o Espírito da Verdade, O Espírito Santo.

“Quem me ama guardará a minha Palavra, e meu pai o amará, e a ele nós viremos e nela faremos nossa morada” (cf. Jo 14,23) com estas e outras palavras Jesus ensina o que é viver na fidelidade ao projeto do Pai ou o que significa obedecer e guardar os mandamentos.

Quem acolhe a Palavra de Jesus se torna Templo da Trindade, morda do Divino Pai Eterno. Assim podemos afirmar que para Jesus, seus seguidores são verdadeiras casas de Deus, O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão presentes e atuantes na vida do discípulo Missionário de Jesus Cristo.

O Jesus que caminhou com nossos pais na fé, vem também a nós, no Mistério da Igreja, da Palavra e da Eucaristia, nos alimenta e fortalece na caminhada. Aquele que é a Palavra da verdade, nós diz “Eu virei a vós”. Para que? Para que tenhamos a vida em seu nome e para que com Ele e com seu Espírito anunciemos a Boa Nova do Reino.

Somos discípulos na comunhão, na verdade e é impossível ser discípulo fora da comunhão, sem participar da Missão do Mestre.

Esta é uma das novidades do cristianismo, fomos escolhidos e educados para viver em comunhão com o Mestre, chamados por ele para participarmos de sua missão.

Ele nos quer como discípulos adultos na fé, na comunhão e na missão. A cada manhã somos renovados Pela Palavra que toca em nossos ouvidos. Em cada domingo, somos mergulhados na piscina de sua Páscoa reafirmamos a fé recebida no Batismo e professada na celebração eucarística, com alegria vamos cultivando em nossa vida e na comunidade a Memória do Salvador.

Os Apóstolos receberam a missão de transmitir o que recebeu do Mestre, e nos dão a Palavra e o Espírito Santo e em comunhão com o Espírito Santo nos anuncia Jesus Cristo, aquele que revelou ao mundo o rosto amigo do Pai, foi morto, mas ressuscitou. Com o testemunho dos Apóstolos a Igreja caminha pelos caminhos da historia e das culturas proclamando que Jesus, o Filho de Deus é o Senhor para Glória de Deus Pai. E mais que nele está a nossa plena realização.

A Igreja é lugar da manifestação de Jesus ao mundo, ela esta no mundo como Sacramento de Cristo para o Mundo e como faz isto? Em primeiro lugar vivendo o mandamento do amor (cf. Jo14, 21) daí decorre a vivência da caridade, a prática da justiça, o serviço aos pobres e marginalizados.

Se é verdade que só se mama aquilo que conhece e se as ovelhas segue aquele que conhece e escuta a sua voz, podemos concluir que um grande gesto de caridade que o discípulo é chamado a realizar é conduzir alguém ao encontro de Jesus Cristo. Amar o que Jesus amou e agir como Jesus agia. O que implica conhecer a pessoa e os feitos de Jesus em diferentes situações.

Para viver em profundidade os mandamentos de Jesus, a Igreja nos indica alguns caminhos entre outros: A leitura orante da Bíblia, a Evangelização, a Iniciação à vida cristã. Caminho seguido por Jesus na formação do discipulado.

Ele rezava a Palavra de Deus a ponto de dizer “Eu digo a vocês o que ouvi e aprendi de meu Pai”. Anunciou o Reino de Deus e o mostrou presente no meio dos homens por meio de gestos e palavras. Iniciou e conduziu seus discípulos numa nova pratica de vida, demonstrou com a própria vida que a verdadeira acolhida dos mandamentos e da Palavra é a vivencia da Comunhão na missão que se expressa na veemência comunitária, na comunicação da ação de Deus na historia que culmina com a celebração da ceia Pascal (cf. Lc 24.13-35). Cristo Ressuscitado é reconhecido no partir o Pão, gesto que a Igreja repete em cada celebração da Páscoa do Senhor, no partir e repartir o pão está simbolizado a entrega de Jesus por nós. Seguir Jesus significa colocar-se a serviço do Reino de Deus, no serviço aos irmãos e para aquele pelos quais Jesus entregou sua vida.

Que Maria, a mãe do Senhor e nossa mãe nos ajude a fazer os caminhos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário