sábado, 27 de abril de 2019





AMO SANDÁLIA HAVAIANA

         Uma jovem bonita, com um português impecável, certo dia passeando shopping e entrando nas lojas se depara com uma cheia de sandálias havaiana e com voz forte e estampando belo sorrio exclama “adoro, amo sandália havaiana”, seu interlocutor, calmamente diz, deve ser herança do tempo de infância.
Naquele tempo para uma menina pobre da periferia da cidade e da sociedade, ganhar uma havaiana era motivo de alegria, de fato disse ela: éramos muito pobre, mas o que não nos faltava era alegria, isto era tão marcante que que quando alguém chegava em casa com um par de havaiana era motivo de alegria para todos nós.
Me recordo que em nossa família agente a gente usava a sandália até gastar a metade do solado ou arrebentar as uma das hastes   e as vezes ainda amarrava para usar, mas uns dias, mas não era só nas várias pessoas agiam assim e nunca ouvi falar de acidente provocado por tal procedimento.
            Hoje os cuidadores de idosos desaconselha o uso de sandálias desgastadas usar sandálias ou sapato desgastados. Não é só isto, na minha infância não tinha conselho tutelar, não tinha celular nem criança com diabete.
Tínhamos que andar a pé até chegar na escola, hoje o transporte escolar passa na porta da casa, e muitos levam e buscam os filhos na escola.
As famílias tinham muitos filhos minha mãe por exemplo, teve 12 filhos, hoje meus irmãos quem tem mais filhos teve quatro e ainda reclama, é que cada época tem seus desafios, suas preocupações e seus sonhos.

 Interessante, depois desta conversa, também eu refletindo e olhando meus atos notei que há muitos anos tenho sempre uma havaiana por perto sempre que vou usar o chuveiro do banheiro, ela é minha companheira e mais tenho sempre uma guardada em minha mala de viagem.
É isto herança de família?  Ou apenas uma casualidade, não sei, só sei que me causa estranheza usar no banho sandália que não seja havaiana.
Mas quem nos ensinou a gostar de havaianas? Na maioria das vezes gostamos de algo sem nos perguntar porque e como se processou este prazer em nossas vidas, bem como quando não constamos de alguma coisa, o que foi que desenvolvem dentro de nós tal reação.
A medita que o temo passa tomo com consciência do quanto o meu conhecimento sobre mim é tão limitado, porém, vejo que cada vez mais sinto vontade de crescer no conhecimento e de saber porque sinto bem com algumas coisas o com algumas pessoas. Sempre uso minhas as sandálias para tomar banho, depois de um certo tempo percebi que elas também precisavam ser limpas e higienizadas. 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário