terça-feira, 12 de outubro de 2010

UMA BOA NOTICIA

EVANGELIZAR,

A partir do encontro com Jesus Cristo, como discípulos missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade justa e solidária, “para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10).
Objetivo Geral da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010)

Igreja tem por natureza uma missão evangelizadora, Ela mesma é fruto da ação evangelizadora de Jesus e dos doze. A ação evangelizadora faz parte da identidade da Igreja. Jesus se define como anunciador do Reino de Deus, comunicador da Boa Noticia de Deus para seu povo. Inicia sua Missão convidando a conversão, a mudança de vida e a crer no Evangelho. (cf. Mc 1, 14-15).
Podemos dizer que o ano catequético foi um ano de evangelização, a realização das missões, até a festa do padroeiro da comunidade pode ser caracterizada como tempo de evangelização, isto: é de anuncio explicito da pessoa e mensagem de Jesus Cristo. Chamado tempo do querigma.
A catequese é educação permanente do discipulado para o amadurecimento e vivencia da fé, de uma experiência mais profunda de encontro com o Senhor. Os evangelistas nos apresentam a historia do semeador, conta a historia e depois faz uma explicação dando o sentido da historia lembrar da historia o mesmo acontece nas três historias narras por Lucas no capitulo 15, em nosso tempo podemos considerar ainda certas campanhas Televisivas, quando a pessoa se dispõe a participar, a ver de perto se depara com as exigências, requer compromisso, disponibilidade para participar do projeto anunciado. E neste momento que entra a catequese para dar suporte no discernimento ajudando a perceber as conseqüências de uma nova opção de vida.
A catequese, sem dúvida é uma segunda etapa na formação para o discipulado. “A caminhada da educação da fé deve dura a vida toda” porque no processo de educação da fé há um constante confronto entre a pratica do agir cristão e o Mistério Pascal de Cristo e ainda porque na dinâmica da catequese esta incluso, o anuncio, a escuta, a celebração e a vivencia da fé que suporta a caminhada rumo a casa do Pai.
A Evangelização é também permanente na vida da comunidade, dois são os motivos que justificam tal posição: O anuncio para aqueles podem aderir a comunidade, os iniciantes na comunidade e para os próprios discípulos que se encontram diante de novas situações, vejamos o caso de Pedro nos Evangelhos: (Simão cf. Mc 1, 16—17; Lc 5, 8-11; Jo 21, 15-18). A catequese prepara a pessoa de fé para acolher o envio em missão, para viver a profissão de fé, o primeiro sim a fé é como um salto no escuro, o segundo é expressão de confiança naquele que tudo pode, é uma entrega consciente nas mãos do Redentor.
Temos na Igreja católica, muitos momentos de evangelização, podemos até indicar alguns organizados pela Igreja: Campanha da Fraternidade, Mês da Bíblia, Mês Missionário, Campanha para Evangelização (Novembro dezembro), Novena do Natal em família, embora, cada campanha tenha o seu objetivo especifico, todas em comum tornar conhecido e amado aquele que se encarnou na historia humana e por nos entregou a própria vida, Jesus Cristo Nosso Senhor.
Cremos que hoje um dos grandes desafios para a Igreja é fazer com que todos os batizados assumam sua condição de discípulo missionário de Jesus Cristo. O texto Base da Campanha para evangelização 2010, nos desperta diante de um tema que Esta na Grande Mídia que é o Aquecimento Global, assim o texto nos revela que a evangelização tem a ver com todas as aquelas questões que envolvem a vida.
Evangelizar é tornar presente a Boa Nova daquele que se envolveu plenamente com a realidade humana, por outro lado o Discípulo, a Igreja trata da realidade humana, à luz do Evangelho de Jesus Cristo. Jesus ao declarar “Vocês são Luz do mundo” convida seus discípulos a agir com maturidade e dignidade de filhos e filhas de Deus, de certo modo somos co-responsáveis pelo desenrolar da historia.
A evangelização é o anuncio explicito da Boa Noticia de Jesus Cristo em meio aos conflitos e pluralismo cultural, religioso, em toda e qualquer realidade humana.
A catequese é educação permanente daquele que acolheu o primeiro anuncio e se dispõe a caminhar e fazer parte da comunidade dos que pelo batismo foi incorporado a Igreja de Jesus Cristo.
“A fé é como um caminho” quanto mais se caminha se percebe que é preciso caminhar. De fato a fé crista é aceitação de uma pessoa, Jesus Cristo, que no seu mistério de amor assumiu nossa realidade, com sua total obediência ao Projeto do Pai, entregou a própria vida para aqueles que nele crê tenha vida junto do Pai. Na verdade a fé é um dom vindo da parte de Deus, ´q uma graça crer em Jesus Cristo, esta graça tem implicação concreta na vida do discípulo “Quem crê não pode deixar de testemunhar sua fé”. Isto é: Quem crê anuncia o que crê, comunica. (cf. Doc. 26. N.64.66). Seguir Jesus Cristo é juntar-se a outros discípulos, o que exige educação para a comunhão fraterna e solidária, cabe, portanto, a catequese a tarefa de educar para a caminhada na missão que Jesus deu a sua comunidade.
A comunidade crista iluminada pela revelação de Jesus Cristo sente necessidade de celebrar as ações de Deus na história e é a catequese que conduz o catequizando na iniciação aos mistérios de Deus de forma dinâmica e progressiva até a maturidade da profissão de fé.
Podemos concluir que evangelização, catequese e liturgia são três vias que acolhe, educa e alimenta o povo de Deus estas três dimensões da vida do povo de Deus estão na origem da formação deste mesmo povo e podemos encontrá-las ao longo da caminhada deste mesmo povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário