terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CATEQUESE NA VIDA DA IGREJA

A CATEQUESE NA VIDA DA IGREJA


Arde o nosso coração quando Ele nos fala pelo caminho e nos explica as Escrituras (cf. Lc 24,32).


A catequese tem lugar especial no coração da Igreja, nela a Igreja vive o mandamento que recebeu de seu fundador e Mestre, Jesus Cristo nosso Senhor. Cf.Mt 28,20 é o que nos revela os diferentes documentos e pronunciamento da Igreja. A catequese é ação da Igreja e um dos modos de garantir a fidelidade no seguimento de Jesus Cristo, neste sentido o Papa Paulo VI afirmou que Quem executa a missão de catequizar, mesmo que seja o mais simples dos cristãos, a faz em nome e por mandato da Igreja.
IMPORTANCIA DA CATEQUESE NA IGREJA

A catequese é tão importante na vida da Igreja, que o Papa João Paulo II, a pedido dos padres sinodais escreveu uma carta intitulada “Catequese Hoje”, onde ele mostra a amplitude deste importante serviço da Igreja.
A preocupação com a catequese aparece nos grandes eventos da Igreja, apenas para lembrar, ela aparece No Vat. II, nas Conferencia do Episcopado Latino Americano e de modo todo especial no documento de Aparecida 2007.
A Igreja no Brasil tem produzido vários documentos, eventos e estudos para orientar e dinamizar a ação catequética demonstrando o lugar que catequese tem na missão da Igreja, portanto, ao falar em catequese precisamos assumir esta tarefa como uma ação dinâmica, progressiva que dura à vida toda e está presente em todos os níveis da Igreja.
A partir da elaboração e aprovação do Diretório Nacional de Catequese e do Documento de Aparecida, a Igreja à luz do Evangelho e da tradição catequética reassume a catequese de iniciação cristã e deseja que este seja o modo normal de catequese. Dada a sua importância na educação permanente da fé e no itinerário da formação do discipulado e na formação da pessoa para navegar com segurança nos Mistérios da Igreja, quer dizer que é preciso aprofundar e avançar na catequese dos sacramentos de iniciação crista, para que o cristão possa á luz do Evangelho e da ação do Espírito Santo dar as razões da fé cristã que professa.
E ainda o Diretório Nacional de Catequese afirma: “A catequese é um ato essencialmente eclesial. Não é uma ação particular. A Igreja se edifica a partir da pregação do Evangelho, da catequese e da liturgia” DNC 233.
A catequese é lugar privilegiado para o cristão atingir a maturidade na fé e vivenciar os mistérios de Cristo celebrado na liturgia como verdadeiro discípulo de Jesus Cristo. Para celebrar dignamente o Mistério Pascal, a comunidade precisa da ação catequética, pois, sem a catequese a liturgia corre o risco de tornar um conjunto de ritos repetitivo, vazio e sem sentido.
A CATEQUESE BEBE NA FONTE DA LITURGIA
A catequese encontra grande parte de seu conteúdo na liturgia, pois, a liturgia é uma ação ritual que envolve Palavra, gestos, símbolo, cantos, musica corpo e mente seguindo os passos do Mestre no tempo e no espaço pelos caminhos da historia. Ela tem a missão de caminhar com o catequizando neste ambiente litúrgico para inseri-lo gradativamente no ambiente, de modo ele se sinta inserido na ação litúrgica.
A catequese como ação da comunidade de fé, deve ocupar-se no estudo de cada ação celebrativa e assim vai vivenciando com o catequizando o que anuncia como objeto de fé.
CATEQUESE E LITURGIA ESPAÇO
DE ENCONTRO COM JESUS CRISTO

A liturgia é a celebração da fé anunciada na catequese e a catequese é espaço de estudo e de vivencia do que foi celebrado na fé, É o que encontramos numa leitura cuidadosa de Lc 24,13-35, anuncio aprofundamento, celebração, vivencia do que foi celebrado pelo caminho da historia.
A catequese é Ministério da Igreja e quem dela participa deve estar em comunhão com a comunidade, não fala por si próprio, mas transmite a Palavra viva de Deus, Jesus Cristo na comunhão e por mandato da Igreja.
Participar do ministério da catequese é uma graça que nos é dada por Jesus Cristo por meio da Igreja e requer formação permanente e uma espiritualidade de discípulo missionário de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário