quarta-feira, 26 de março de 2014

CONFIRMAÇÃO

CRISMA: SACRAMENTO DA FÉ E DO COMPROMISSO

Espírito Santo: Primeiro dom de Cristo Ressuscitado em comunhão com o Pai aos discípulos.
Comunidade que nasce da fé em Jesus Cristo recebe a força e dom do Espírito Santo.
Comunidade lugar de acolhida e de vivência dos dons do Espírito Santo
            O sacramento da crisma tem como pré-requisito, o sacramento do batismo. Quem acolhe a Palavra eterna do Pai, vive segundo os ensinamentos de Jesus Cristo, são confirmados pela Igreja no seguimento de Jesus Cristo.
            O sacramento da confirmação (Crisma) é sacramento dos que abraçaram e vive a fé em Jesus Cristo.
            É também de suma importância para se receber o sacramento da crisma, a comunidade, na Bíblia é confirmado quem recebeu a fé e a vive em comunidade. (At 8, 14-17). Pois, o Espírito é dado para que a pessoa juntamente coma comunidade testemunhe a fé em Jesus Cristo, por meio da oração, da celebração da fé e pela prática do amor fraterno e solidário.
            O Espírito nos é dado para que sejamos testemunhas de Jesus Cristo e do que Deus está realizando em nossos dias em favor de seu povo. (At 5,30-32). Quem recebe o Espírito Santo dá testemunho de Jesus, pela prática das boas obras, pela vivência da fé em comunidade, pela participação na celebração da fé e da vida na comunidade.
O que diz a Igreja a respeito do sacramento da Crisma?
            “Pelo dom do Espírito Santo que ides receber caros filhos e filhas, sereis marcados espiritualmente para que vos torneis de modo mais perfeito imagens de Cristo e membros da sua Igreja. Sede, portanto, membros vivos dessa Igreja e, guiados pelo Espírito Santo, procurai servir a todos, à semelhança de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir”. Ritual da Confirmação P.25.
            Quem é o Ministro do Sacramento da confirmação?
            “O Ministro próprio da Confirmação é o Bispo” alias o Bispo é ministro de todos os sacramentos na Igreja católica, mas além do Bispo gozam por direito da faculdade de confirmar: a) o administrador apostólico, que não é bispo.
b) O presbítero que, pela função que lhe compete legitimamente, batiza um adulto ou criança em idade de catecismo, ou admite na plena comunhão da Igreja um adulto já batizado validamente. Vigário Episcopal e outros com licença do Bispo Diocesano. R.C. nº 7 O Pároco é obrigado a registrar em livro próprio o nome de cada pessoa confirmada em sua paróquia (Secretária).
            Na celebração do Sacramento da Crisma, faz-se a renovação das promessas do batismo, depois se realiza o gesto de imposição das mãos invocado a força do Espírito santo. Chama cada confirmando pelo nome, o confirmando é marcado com o sinal da cruz e com a unção; ungido com o óleo do crisma simultaneamente e com as palavras.
 “RECEBE, POR ESTE SINAL, O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS, O CONFIRMANDO RESPONDE”. Amém.
Oração
Deus de bondade realize em nós vossa promessa, para que a vinda do Espírito Santo nos torne perante o mundo testemunhas do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
No Evangelho de João, o Espírito é dado para que a Comunidade seja sinal vivo da presença de Jesus Cristo transmitindo ao mundo o que o próprio Senhor veio fazer. Jesus passou por este mundo perdoando, ajudando as pessoas, mostrando o amor de Deus para com os pequenos, pobres e marginalizados. (Jo 20, 19-23) A comunidade juntamente com o Espírito que o Pai dá aos que crê Jesus dará testemunho do que Jesus realizou em favor do mundo (Jo 15,9-11.26-27).
O discípulo de Jesus não exige o Espírito Santo, pois, este é um dom gratuito de Jesus Cristo que vive em perfeita harmonia com o Pai.
Podemos percorrer os Evangelhos e Atos é sempre Jesus quem oferece o Espírito Santo.
Prefácio da Missa da Crisma.
“No Batismo nos concedeis o dom da fé, fazendo-nos participantes do mistério pascal de vosso Filho. Pela imposição das mãos e a unção real da Crisma, nos confirmais com o selo do Espírito Santo, para celebrar o milagre de Pentecostes. Ungidos pelo Espírito, e alimentados no banquete eucarístico, nos tornamos imagens do Cristo Senhor, para anunciar ao mundo a certeza da salvação, e dar, na Igreja, o testemunho da fé redentora. Reunidos nesta assembléia festiva, reconhecemos em vós a fonte de todo o bem e o fundamento de nossa paz. Enquanto esperamos a plenitude eterna, proclamamos cantando (dizendo) a só voz”
  1. Você percebeu que o Sacramento da Crisma tem uma profunda ligação com o Batismo e a Eucaristia?
  2. Por que a comunidade é tão importante para a celebração e vivência do Sacramento da Crisma?
  3. Segundo Atos 8 quem está preparado para celebrar a crisma?
  4. Segundo o Evangelho de João, qual é a missão de quem recebe o Espírito santo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário