terça-feira, 13 de maio de 2014



A FE NA EUCARISTIA

Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele, Jo 6,56

A fé na Eucaristia é Fé em Jesus, naquele Jesus que libertou cegos, que curou paralíticos, que restituiu a vida de muitos que a tinha perdido.
                Acolher a Eucaristia é aceitar o convite de Jesus quando diz “Vem, segue-me”, é aceitar a vida que Ele indicou como caminho para a casa do Pai
                A Eucaristia é o remédio contra o pecado, é o pão dos fracos, alimento dos doentes, porque é o dom do Pai para os que confiam na Misericórdia do Filho Amado do Pai.
                O encontro com o Bom Pastor no Mistério da Eucaristia é um abrir-se aquele que dá e sustenta a vida do discipulado. É impossível viver a fé cristã sem participar do Mistério da Eucaristia, isto porque na Eucaristia se dá o encontro da pessoa com Jesus Pão da vida Eterna.
                É importante ter em mente que antes do convite “Venha comer” Jesus diz: Seque-me, tome sua cruz e me siga por isso à fé na Eucaristia é sempre resposta ao apelo de Jesus que abertura de Encontro com Ele, a uma pertença a comunidade. Os Evangelistas nos atestam que Jesus ordena “Fazei isto em minha memória” (cf. Lc 22,19) a Palavra se fez carne e foi vista entre nós, a Palavra que se fez carne se transformou em Pão da vida Eterna.
                Viver a Eucaristia é manter viva a memória de Jesus Cristo na vida e na comunidade, memória do Jesus que fez história, que passou fazendo o bem, que foi morto, mas que Deus o ressuscitou atestando que o Filho eterno em tudo foi agradável ao Pai. A fé na Eucaristia é expressão de Comunhão com Jesus Cristo na unidade da Trindade.
                A identidade ou perfil de quem vive a Eucaristia é, acolhida da Palavra e dos gestos de Jesus (cf Jo 10,27-28), porque a Eucaristia produz no discípulo aquela mesma união que existe entre o Pai e o Filho, pois a Eucaristia é verdadeiramente mistério de fé que produz em nós o agir de Jesus Cristo.
                “Jesus deixa-nos a Eucaristia como memória cotidiana da Igreja, que nos introduz cada vez mais na Páscoa (cf. Lc 2, 19)”. Papa Francisco EG 13. Pensar a Eucaristia é entrar no universo da vida, morte e ressurreição de Jesus, contemplar o Mistério da vocação e missão do Filho querido de Deus.                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário