sexta-feira, 30 de maio de 2014



O ESPÍRITO SANTO, O DOM DE DEUS


Quando vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo (Jo 15, 26-27).

                “O Encontro com Jesus Cristo, graças à ação invisível do Espírito Santo, realiza-se na fé recebida e vivida na Igreja” DAP 246. Jesus Cristo prometeu e enviou da Parte do Pai, o Espírito Santo sobre seus discípulos. Hoje, graça a fé que recebemos no batismo e cultivamos, é graça ao grande amor de Deus derramado em nossos corações. Em nossos tempos o que a Igreja realiza com gestos e palavras são ações e gestos de Cristo em Comunhão com o Espírito Santo, pois é Espírito prometido por Jesus que nos conduz a perfeita unidade e a vida de comunhão com a Trindade Eterna e Santa, cf.EG 117 “O Espírito Santo constrói a comunhão e a harmonia do Povo de Deus, assim confessa o Papa Francisco.
                Jesus deseja que seus discípulos em todos os tempos e lugares sejam testemunhos e anunciadores do Reino do Pai, da verdade e do amor, assim como os primeiros discípulos fizeram a experiência de escuta da Palavra de Deus, de estar e caminhar com Jesus, também, nós devemos escutar, meditar, rezar a Palavra de Deus, alimentar do Pão vivo descido do céu no mistério da Eucaristia que nos capacita para viver nossa vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo. Abrir nosso coração e nossa mente a ação do Espírito Santo. Por isso afirma aquele que preside o Sacramento da Confirmação, quando diz “Receba por este, Sinal, O Espírito Santo, o Dom de Deus” É para viver a vida de Jesus e como Jesus viveu o projeto do Pai que nos é dado o Espírito Santo, neste sentido há uma explicita aproximação entre o Sacramento da Eucaristia e da Confirmação que é a vida de união e comunhão com Jesus Cristo.
Para aprofundar:
O que mais chamou sua atenção ou o que você mais gostou do texto acima?
Ler, estudar e Meditar Jo 6, 35.51-40 – Jo 20,19-23; At 1, 8
  1. O que diz o texto?
  2. O que Jesus diz em cada um dos textos?
  3. O que os textos dizem para nós hoje?
                Quem escuta a Palavra de Deus acolhe a ação do Espírito Santo, Maria, Mãe do Senhor, nos dá tal exemplo, “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sobra. Por isso aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus” Lc 1,35-36. Jesus cheio do Espírito Santo proclama, anuncia a Palavra de Deus, assume a missão que recebeu do Pai cf. Lc 4,14-19. É pela força do Espírito Santo que os discípulos vivem a missão que receberam de Jesus: Missão que vai da vivencia da Caridade, da pratica do perdão, da escuta e vivencia da Palavra de Deus em fim quem abraça a fé em Jesus são conduzidos pelo Espírito a fazer o caminho de Jesus até que todos cheguem ao conhecimento da verdade e tome posse do lugar que pertence a quem acolhe o convite de Jesus “Vem, segue-me.
Que tal fazer a experiência de deixar ser conduzido pelo Espírito de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário