terça-feira, 16 de janeiro de 2018

EU E O OUTRO 2

EU E O OUTRO 2

2.     O que os outros/ outro pensam que eu sou
3.     O que querem que eu seja
4.     O que dizem que eu sou?
5.     Que eu queria ser? Quero ser?
6.     Quem sou realmente?

UMA RESPOSTA

“eu” aqui é o sujeito, assim como o outro não e você, os outros não são vocês.

               Quem sou eu?
Quando uma mulher fica gravida, passado meses se diz é menino ou menina, se for bem no início a futura mãe logo responde vou fazer a ultrassom, caso já tenha feito e pego o resultado responde afirmativamente é: Menina/menino sem medo de errar, e qual é o seu nome e quase sempre o nome já foi escolhido quando nasce a criança é admirada e acolhida com alegria e é apresentada as primeiras visitas com o nome pré-estabelecido, dependendo da cultura religiosa é apresentada a comunidade, que a acolhe cheio de alegra.
Com o tempo ela mesma se apresenta usando certos critérios de identificação e de pertença. Mas tarde passa ser identificado pelas marcas que vai imprimindo na história.
            A roupagem que vai assumindo inerente a sua vontade:  Negra, branca, cor dos olhos. Muitas vezes é vista com a marca de seus pais, rotuladas com ritos de passagens: com os ritos de passagens
Que Imagem eu faço de mi mesmo?
Muitas vezes insto constitui em desafio a ser vencido para auto realização do ser como sujeito pensante, de direito e de deveres, um ser em relação com o outro, com os outros e com a natureza.
A grande pergunta que envolve o ser: Eu sou o que sou o que dizem que eu sou? Como lido com isso
Assumo o que eu sou? ou o que dizem que eu sou?
Que conveniência tem para mim assumir o que eu sou ou assumir o que os outros dizem que eu sou.
Há momento que eu sou confundido com a marca que foram infundidos em mim. Eu sou x. Médico, Cristão, Evangélico. Ateu. Idoso, jovem, criança. Casado, solteiro, pai, mãe, sou um andarilho pelas estradas da vida, as vezes arrogante outras vezes medroso, tanto uma como a outra posição esconde a realidade de quem na verdade sou eu e como lido com minha realidade em diferente circunstância   
            O que os outros/ outro pensam que eu sou
Depende o que deseja de mim e seu no momento correspondo que querem de mim, quer no presente ou no futuro. Depende do meu relacionamento no espaço onde eu e os outros estamos transitando.
            O que querem que eu seja.
Querem que eu complete neles aquilo que lhes faltam, se sou capaz de satisfazer sou qualificado como pessoa boa, educada, ruim, mal-educada, grosseira. O que pode causar o certo desconforto, ninguém é tudo para todos. Imagine que eu seja convidado para fazer uma apresentação de Negócio, mas naquele dia aconteceu algo estranho em minha vida, mas não tinha como adiar o compromisso e nem como justificar, pois, todos pagaram para assistir uma apresentação e não lamentação, certamente vão me qualificar como péssimo apresentador.
            O que dizem que eu sou?
            Que eu queria ser? Queria ser o que sou, não me faz falta não ser o que gostaria de ser. Não, sou o que deveria ser para inscrever na história a minha própria marca, isto não me tira o direito de dar o melhor de mim para fazer bem o que sou chamado a fazer
Quero ser? Acredito que sou o que as possibilidades me permitiram ser e isto muito me alegra, me faz ser uma pessoa feliz. E se você é uma pessoa feliz naquilo que é chamado a realizar, você vai fazer muita gente feliz a sua volta, lembra eu disse muita gente e não todas as pessoas.
Eu sou eu e minhas possibilidades, eu sou em relação aos outros, ao meio ambiente, a natureza. Imagine, se não tivesse ninguém para me admirar ou para me contestar, me provocar a ser melhor, se a natureza não produzisse flores, se os rios não produzissem vida, as arvores não produzissem flores e frutos e se suas folhas e raízes não servissem a saúde de outros viventes, o que eu seria?
Eu não seria o que sou sem sua existência, sou o que me ajudaram a ser e carrego dentro de mim uma força misteriosa que me move do nascer ao pôr do sol, do anoitecer ao amanhecer e a mim me foi dado com o dom da vida o dom do discernimento o que tem um custo muito alto, me dou conta que faço coisas boas, mas que também faço coisa que nem mesmo a mim me agrada, portanto sou o que sou sem ainda ser o que sou chamado a ser em plenitude então posso dizer que sou em desconstrução, em construção.
Gosto de mim, me sinto feliz assim, porém, este gostar de mim, este meu sentir feliz, não me tira o gosto e a responsabilidade de cuidar e zelar de mim, de aprender o que até hoje não aprendei, de buscar novas parceria para viver e viver melhor. Enquanto tiver força, sou eu responsável pelo meu bem-estar e por tudo o que me cercam, para que em tudo e em todos a vida seja preservada. Tenho consciência, se eu não tivesse vindo tudo o que existe seguiria seu curso normal, mas hoje e somente por hoje preciso colocar na história uma fagulha da minha marca história. Posso até não ser o que você quer que eu seja, que eu não tenha correspondido em tudo o que você queria, mesmo assim estou comente de ser quem sou. Te dei a chance de me ajudar a ser quem sou.
Jesus de Nazaré, um homem marcado pela dor, pelo sofrimento e pela gloria: Disse certa vez, quem quiser me seguir assuma sua cruz (vida) e me segue. Viver é uma arte, arte de brincar, arte de se assumir com sua realidade.
Eu sou eu e a realidade que me cerca, que me envolve, com capacidade de superação muitos desafios , desconfortos e emoções até que a Mãe terra de braços abertos me acolha de volta e para sempre, me libertando para a plena harmonia com aquele que me dá a graça de estar com você até o presente momento., sou grato a todos os que participaram de minas dores, de minhas alegrias e  de minhas esperanças, que colaboram para que um cumprisse minhas metas e objetivos, sonhos realizados, e me ajudam a continuar sonhando pelos caminhos da vida, sou um sonhador.


Um comentário:

  1. A família é o lugar onde a vida começa e termina, porém em sua trajetoria por nosso planeta deiz sua historia

    ResponderExcluir