segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014




02-IGREJA DE JESUS CRISTO

“Toda Igreja aqui está para o encontro com Deus, Ele mesmo marcou para os filhos teus. Com a Igreja subiremos ao altar do Senhor”.

OBJETIVO: Nosso objetivo é conhecer um pouco mais a Igreja porque toda pessoa batizada é inserida na Igreja e alimentada pelos dons que Jesus oferece a sua comunidade, enquanto seu corpo.
  1. Como você vê a Igreja?
  2. O que ela significa para você?

É verdade que estamos reunidos porque desejamos celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã, mas para isso precisamos progredir no conhecimento da Igreja.
A Igreja é sacramento de encontro com Cristo, é “Corpo de Cristo”.
 Comunidade daqueles que ouviram e que ouvem o chamado de Jesus quando disse: “Vem, segue-me”. Ele chamou para estar com ele, para depois os enviar em missão e prometeu estar sempre com aqueles que o aceitam como Senhor e Mestre.
O próprio Jesus disse: não foram vocês que me escolheram, mas eu vos escolhi, para irdes e darem frutos. 
Igreja nasceu da pregação de Jesus, ela é fruto do duro trabalho de Jesus e dos seus primeiros seguidores, que com humildade aceitaram a proposta do Reino e o desafio de mudança de vida, condição para entrar no Reino de Deus.
Entendemos como membro da Igreja, aquela pessoa que ouviu o chamado, que escutou a Palavra e disse sim, foi batizado, vive a fé que recebeu no batismo.
Jesus deu a Igreja à missão de: Evangelizar, (anunciar a Boa Nova do Reino de Deus), de educar na fé (catequizar) de celebrar os Mistérios da fé (Liturgia - Sacramentos) fazer memória do que Ele fez em favor da vida. E o que a Igreja faz, faz em comunhão, em nome de Jesus Cristo. “Por Cristo e em Cristo”. cf. Cl 1,24 Deste modo, a obra de Cristo continua (cf. Mt 28,9. 16-20; Mc 14, 22-25) e toda atividade da Igreja é ação de Cristo Jesus.
A Igreja está no mundo a serviço do Reino
A Igreja é necessária para o encontro da pessoa com Cristo, para podermos receber a graça de Deus por meio dos Sacramentos.
A Igreja é uma comunidade a serviço da vida. Jesus afirmou “como Pai me enviou eu envio vocês, portanto façam isto em memória de mim”. A esta comunidade dos batizados, São Paulo chama de Corpo de Cristo, templo do Espírito Santo, e de fato é (cf. Lc 10, 16). É A comunidade daqueles que pelo batismo foi sepultado na morte com Cristo, com ele ressuscitado para uma vida nova e para a glória de Deus Pai.

DINÂMICA

Que tal a fazer um levantamento dos serviços que a Igreja realiza em nossa cidade.
Quem são as pessoas realizam estes serviços?
A Igreja é uma comunidade organizada para melhor viver a fé e o serviço que caracteriza sua vocação e missão no mundo, o Senhor Jesus chamou a todos ao seu seguimento, mas quis colocar alguns no serviço da presidência da celebração, na coordenação e animação da comunidade, e a todos deu o mandato de ser testemunha do que ele fez em favor da vida (cf.Lc 24, 46-49; At. 1, 1-8). O cristão é portador de uma mensagem e para levar esta mensagem ao mundo recebe de Jesus Ressuscitado dom do Pai, a força do Espírito Santo.
 Sabemos quais os sérvios de Igreja que existe em nossa comunidade, e que ser membro da Igreja é viver o chamado de Jesus Cristo e se por em comunhão com aqueles que Jesus chamou e colocou a serviço da vida, no mistério da Igreja

Para aprofundar tome um dos textos bíblicos, leia e depois responda
1.      O que mais me chamou sua atenção no texto?              
2.      O que podemos fazer para dar testemunho de nossa fé em Jesus Cristo, como membro de uma comunidade viva e atuante?
3.      Que compromisso podemos assumir como grupo familiar que deseja os sacramentos da iniciação cristã para um membro da nossa família?

Um casal que morava na periferia de uma grande cidade querendo batizar sua primeira filha, resolveu procurar uma Paróquia. E entrou na primeira que encontrou, falou com a secretaria Paroquial sobre o objetivo de sua visita aquela paróquia. A secretaria informou sobre o procedimento para realizar o batizado. No dia marcado para a preparação para o batismo ali, estava o casal muito preocupado com o tempo e com o que ia comprar para a festa do batizado, cheio de preconceito sobre a Igreja, não parava de mexer na cadeira e de olhar para o relógio, quando escutou a afirmação que a Igreja é de Jesus Cristo e que a mesma é formada por aqueles que se deixaram batizar e vive em comunhão com Jesus Cristo, Ficaram radiantes de alegria e procuraram novamente a secretaria paroquial se oferecendo para ajudar no que fosse preciso. No dia do Batizado renovaram sua profissão de fé e fizeram compromisso de participar da vida daquela Paróquia, passado vinte cinco anos, assumiram a preparação do casamento da filha, organizando toda liturgia do sacramento do Matrimonio juntamente com a celebração da Eucaristia.


CONCLUSÃO

1.      Depois deste encontro, desta conversa, como você vê a Igreja?
2.      A Igreja é Mistério de fé, porque sendo ela Corpo de Cristo é também, templo do Espírito Santo. Verdade que devemos alimentar e cultivar na escuta da Palavra e na vivencia dos sacramentos como lugar de encontro com Cristo. Como você vive e testemunha estas afirmações?












Nenhum comentário:

Postar um comentário