terça-feira, 11 de fevereiro de 2014



CELEBRAÇÃO QUE GERA VIDA

Meus irmãos, minhas irmãs. Pais e padrinhos, homens e mulheres que buscam a Deus. Celebrar os Sacramentos da Iniciação Cristã e graça que Deus Pai dá aqueles que escutam e acolhem a Palavra daquele que veio ao mundo para nos conduzir à casa do Pai Eterno.
É do nosso conhecimento que são três os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia.
O Batismo é porta de entrada para vida nova oferecida a todos que escutam e acolhe a Boa Nova de Jesus Cristo, é também sinal de conversão, de mudança de vida. Pelo Batismo somos transformados em Corpo de Cristo, templo do Espírito Santo.  Pela celebração do Sacramento da Confirmação, o Cristão é ungido Com Óleo e com O Espírito Santo para viver a vida de discípulo de Jesus Cristo e ser no mundo testemunha da verdade.
A Eucaristia é o Sacramento pelo qual Jesus vem habitar no coração da pessoa batizada, é, portanto, o alimento dos que acolheram a fé da Igreja e caminha com Jesus para a Casa do Pai.
A Eucaristia é o alimento que sustenta em nós a fé que recebemos e professamos no dia em que fomos batizados, nesse sentido celebrar a Eucaristia é tornar viva em nossa vida a memória da Jesus Cristo, caminho verdade e vida. Na celebração dos mistérios de Cristo, o cristão entra na mais profunda intimidade com Cristo, pois Jesus Cristo Ressuscitado, Pão da vida Eterna vem habitar no coração daquela pessoa que foi chamada a seguir o Filho Amado do Pai Eterno.
Participar da Eucaristia é condição para viver na fé celebração do Batismo, bem como a consagração no caminho do discipulado de Jesus Cristo, Por tonto viver a Eucaristia é caminhar com Jesus, participando da missão que Jesus deu a seu corpo que é a Igreja.
O Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito, assim expressou sua convicção de fé “O Sacramento do Batismo, pelo qual somos configurados a Cristo, constitui porta de acesso a todos os sacramentos, através dele, somos inseridos no único corpo de Cristo (cf. 2Cor 12,13), Povo sacerdotal, mas é a participação no sacrifício eucarístico que aperfeiçoa em nós o que recebemos no batismo. Bento XVI SC 17. Da fé que recebemos e professamos no batismo, nasce uma nova vida, sinal da vida divina em nossa vida humana.
A Eucaristia é Sacramento da Caridade, ela nos sustenta na caminhada para a casa do Pai Eterno, caminhada que só é possível seguindo os passos de Jesus, aproximando dele no ser e no agir.
É dever da comunidade, dos Pais e dos padrinhos cuidarem dos novos batizados, para que a vida divina, a Graça do Pai, do Filho e do Espírito Santo que foi derramada no coração de cada pessoa batizada possa crescer florescer e produzir frutos que dure para vida eterna. Nessa tarefa não estamos sozinhos, assim falou o Senhor: Eis que estarei convosco todos os dias.

Senhor,
            Aqui estamos porque fomos por graça e Misericórdia do Pai, constituídos anunciadores da Boa Nova do Reino, fazei que possamos fazer tudo o que for necessário para o crescimento na vida de fé dos que foram inseridos no seu corpo e testemunhados por nós. Que a nossa presença na vida de cada deles seja sinal vivo do que cremos e anunciamos. É o que vos pedimos em comunhão com o Espírito Santo, para glória de Deus Pai. Amém, Assim seja.



Pe. José de Oliveira da Sil

Nenhum comentário:

Postar um comentário