quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014



01-FORMAÇÃO À VIDA CRISTÃ

JESUS CRISTO

Nosso objetivo é refletir sobre a pessoa de Jesus Cristo, pois nele que vivemos como batizados, filhos e filhas de Deus e membros da Igreja.

Provocar os participantes com estas ou ouras palavras
Diga o que você pensa sobre Jesus Cristo


Estamos reunidos porque desejamos celebrar o Sacramento do Batismo, Confirmação ou Eucaristia, o que é ótimo, mas para celebrar estes sacramentos precisamos dar alguns passos.
Creio que o primeiro passo que devemos dar é avançar no conhecimento de Jesus Cristo e de sua missão, seu modo de viver e de agir.
Uma pergunta que está no centro do Evangelho segundo Marcos é: quem é Jesus? Para Marcos Jesus é O Filho de Deus. Lucas nos diz que Jesus é O Salvador e que este salvador veio ao mundo por obra do Espírito Santo e vive em comunhão com o Espírito Santo. Para Mateus Jesus é Deus conosco. São João Jesus é a Palavra de Deus encarnada. O dom de Deus para nossa libertação. Nele temos a vida que brota do amor e dá vida ao mundo.
O QUE JESUS VEIO FAZER
Jesus veio buscar e salvar o que estava perdido (cf. Lc. 19,10) O Filho do Homem tem a missão de perdoar pecado, de dar vista aos cegos, de libertar o oprimido, de anunciar o Reino de Deus e faz tudo isto em comunhão com o Espírito Santo (cf. Lc 4,14-21.42-44) e com o Pai.
Ele veio formar uma nova comunidade, chama a seu seguimento e quem escuta seu chamado se torna discípulo e seguidor (cf. Mc. 1,14-20; Mt 8,22) Ele quer que seus seguidores usem de misericórdia com seus irmãos (cf. Mt 9,13) e que sejam sinal do amor de Deus.
Jesus é luz do mundo e ordena seus discípulos que sejam luz do mundo (cf. Jo 8,12; cf. Mt 5,13) Ele é o Pão que da vida ao mundo, fez da própria vida uma oferta ao Pai em favor do mundo, (cf. Jo 6.41.48.56-57) por meio deste gesto estabelece uma profunda comunhão com seus amigos.
Jesus nos liberta em vista a sua missão, nele é que existimos e somos como Novo Povo de Deus, mas ele respeita nossa opção de vida, se acolhermos sua proposta de vide, seu convite, nossa vida será transformada e sempre para melhor.
Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jo 14, 6, O bom pastor (Jo 10,11). E como Bom Pastor, não condena, mas quer que todos tenham vida plena diante de Deus e diante dos homens. Ele nos arranca do individualismo e nos faz membro do seu corpo, que é a Igreja (cf. 1Pd 2,5-10), quem aceita Jesus tem sua esperança em Deus, que ressuscitou Jesus, (cf.1Pd 1,21) e Jesus se faz nossa ressurreição e nossa vida.




JESUS É A PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO
Em Jesus, Deus visita o seu povo e Jesus nos revela um Deus que é misericordioso, cheio de ternura e compaixão, um Deus com rosto humano.
Jesus quer que seus discípulos sigam o exemplo de Deus Pai (cf. Lc 6,36) e que vivam unidos, assim como Ele é um com o Pai. Para isso Ele alimenta sua comunidade com a Palavra e com um alimento que nos conduz a vida em comunhão com Deus e com os irmãos, esse alimento é a Eucaristia, compreendida nas duas mesas: Mesa da Palavra e a mesa do Pão.
O que Jesus anuncia é o Reino de Deus. Para entender o que isto significa é preciso ouvir o chamado e seguir-lo pelo caminho, alimentar na sua mesa, acolher sua Palavra, comer do pão que Ele dá. (cf.Lc 24, 13-35). É Ele mesmo quem conduz o discípulo pelos caminhos da vida na estrada para a casa do Pai.
A decisão de seguir Jesus exige renuncia e aprofundamento na fé (cf. Jo 10, 22-25). Ele é a luz que ilumina o caminho, mas é preciso fazer a experiência de encontro com o Mestre, iluminar esta experiência com a Palavra, deixar se comover por ela
JESUS: A PALAVRA DE DEUS ENCARNADA
Jesus valoriza a Palavra a ponto de declarar aos ouvintes eu digo a vocês o que ouvi e aprendi de meu Pai Jo 7, 16; 8,28 e porque acredita na Palavra que anuncia, dá a vida por seus amigos a fim de que estes conheçam a glória do Pai.
Jesus estava convencido que estava no mundo para fazer a vontade do Pai e que fazer a vontade do Pai era viver a serviço da vida.
Sugerimos trabalho em grupo para aprofundar. biblia

Escolher um ou mais texto bíblico, ler e responder as seguintes perguntas:
1) Mc 10, 46-52
2) Lc 24,13-35
3) Mt 5, 1-12.48

1. Qual a Palavra ou a frase mais importante para você neste texto? Comente-a.
2.O que o texto lido e o que ouvimos tem a ver com a nossa vida?


PARA CONCLUIR

Diga com suas palavras ou faça uma representação simbólica do que você ouviu, viu e falou a respeito de Jesus Cristo. (pode desenhar, fazer uma musica, use sua criatividade e seus dons)

Oração

            Senhor Jesus, ajuda-nos a viver segundo o Evangelho a nós anunciado e que anunciamos. Envia sobre nossa comunidade o Espírito de Vosso amor para que forme discípulos segundo o vosso coração. Para que tenhamos força para viver a vida nova que brota da celebração dos Sacramentos. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém!

                          






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário