sábado, 29 de agosto de 2015



ARTE DO ENCONTRO
VIVER A FÉ RECEBIDA
         Ante de nos reunir para ensinar, reunamos para ouvir, para vivenciar uma presença, para estar com uma pessoa. Um encontro para experimentar o calor e a força do ser, contemplar um espaço, envolver-se num tempo que chamamos agora.
            O encontro com Jesus Cristo, luz do mundo, fonte de água viva, pão partido para vida do mundo, conduz cada pessoa ao encontro com o outro, ao reencontro com alguém que esta perto do “Eu”. Ele nos reúne para com Ele ouvirmos a Palavra do Pai, para ouvi-lo e para partilhar com seus ouvintes a Palavra eterna do Pai. Vale apena encontrar tempo para vivenciar as alegrias do encontro com o Filho eterno do Pai
            Fomos e somos agraciados o dom da vida que vem do alto e nos revela o sentido último da nossa existência. O verdadeiro encontro com Jesus abre a porta e caminhos que nos coloca em comunhão na missão. Na diversidade dos carismas, dos ministérios, dos serviços, brota-se uma luz que nos conduz para harmonia do ser nos seres, esta luz é na verdade fruto do encontro com o autor da luz.
            A caminhada é longa e muitas vezes cheia de conflito e de incerteza, mas quando a pessoa se da conta de que o encontro teve como conseqüência um chamado, um envio em missão, vem alegria e a certeza de ter sido encontrado para um reencontro como fruto de total abandono nas mãos de quem o encontro.
            Gostaria de dizer uma palavra aos catequistas: entre muitos chamados e no decorrer de muitas respostas que damos ao Senhor, Ele chama alguns ao ministério da Catequese, a participar no processo de educação para a vivência da fé. Ministério que esta na origem da comunidade crista, quando o Ressuscitado disse: Fazei discípulos entre todas as nações. Ensinando a observar tudo o que vos tenho ordenado (cf.Mt 28,16-20) O catequista foi chamado para vivenciar esta grande missão da Igreja, fazer discípulos de Jesus, preparar a pessoa para dar seu sim a Jesus Mc10,50, parra acolher Jesus em seu próprio coração. Assim ajuda a pessoa a ser uma com Jesus.
            Ser catequista é ser antes de tudo e acima de tudo, um ser em comunhão com Jesus no Mistério da Igreja. Tudo isso é fruto do encontro e do caminhar com Jesus. Ninguém é catequista por uma tomada de decisão pessoa, mas por chamado de Jesus para uma caminhada na comunidade do discipulado é na força do Espírito Santo, que o Batizado responde com seu sim e aprende a viver em comunhão na missão.
            Hoje quero com você agradecer a Deus, pelo chamado que |Jesus nos fez e pela força do Espírito Santo que nos faz dizer sim a Jesus Cristo.
        
Obrigado, meu Deus todos batizados e batizadas que com humildade e abertura de coração, a colheram o convite de Jesus Cristo para ser em comunhão com os pastores que colocastes a frente do rebanho, educadores e educadoras na fé.
Senhor Jesus, conserva no coração de cada catequista a alegria que nasce do encontro e fazei que vivendo a arte do encontro cresça a comunhão e novas portam sejam abertas àqueles que precisam de ajuda para que um novo encontro aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário