quarta-feira, 28 de novembro de 2018



SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTà  III
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

BATISMO, EUCARISTIA E CRISMA OU CONFIRMAÇÃO


Jesus chama a pessoa a seu seguimento, quem aceita seu convite recebe orientação, apelo a conversão porque o caminho do Reino requer busca constante de discernimento e vivencia da fé. Só quem está disposto a abandonar alguns costumes, algumas praticas de vida consegue caminhar na Vida nova que Jesus oferece.
Quem Recebe o Batismo está disposto a caminhar com Jesus na Comunidade, participando da missão e dos bens que Jesus dá aqueles a quem foi chamado a seu seguimento.
Quem Recebe o Sacramento da Crisma se torna testemunha viva das ações de Jesus, mas não sozinho, mas, sim na comunhão da Igreja e com a Igreja.
Quem participa da Eucaristia torna-se um com Jesus porque a Eucaristia é o alimento da Comunidade discípula Missionaria de Jesus Cristo. Quando folhamos sobre a Eucaristia, estamos falando de duas mesas: da Mesa da Palavra e da Mesa do Pão; Palavra que se fez carne e foi vista entre nós, O Verbo Eterno do Pai)
Jesus Cristo se dirige a nós anunciando o Reino de Deus, Jesus Cristo que se torna Pão partido para a vida do mundo, diante da Eucaristia estamos diante de uma ação profética que nos revela o maior gesto de amor do Pai pelo mundo.
A Igreja nasce da vontade de Jesus Cristo e doze e nasce para ser o lugar de encontro com Cristo, nasce para que o mundo com conheça e aceite Jesus Cristo e aceitando Jesus Cristo, defenda a vida e busque a Paz.
Os Sacramentos da iniciação cristã aparecem no inicio da Comunidade Cristã, O Novo Testamento, testemunha que Jesus Cristo é o fundamento primeiro de todo Sacramento e é Ele, Jesus quem ordena a celebrar os Sacramentos. Porem a sistematização de cada Sacramento se processa no período da Igreja à luz da fé em Jesus, de sua Palavra e dinâmica do Espírito Santo.



CRISMA

Recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra, (At 1,8)
Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados.
E recebereis o dom do Espírito Santo.
O discípulo é testemunha da ação de Deus em Jesus Cristo e por meio dele At 5,32. Deus ressuscitou Jesus Cristo, disto nós e o Espirito Santo somos testemunhas. E necessário estar abertos a resposta, ao chamado que o Senhor faz Já no primeiro Testamento o povo pediu que o Senhor mandasse o Espirito para renovar a face da terra  Sl 104,30, Jesus assume o que diz o profeta com uma fala dirigida a Ele (Is 42,1 -4.6—6;  61,1-4 Acolher o Espírito Santo, é condição para viver o que Jesus anuncia

OS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ

Os Sacramento da Iniciação Cristã nascem com Jesus Cristo, Jesus o Sacramento de encontro com o Pai, A Igreja Sacramento de Cristo Na terra, lugar de encontro com Cristo. Ainda que o fundamento seja a Sagrada Escritura, o cristão católico precisa levar encanta ao estudar o sacramento, a Tradição e o Magistério.
Como Igreja vem alongo da história sistematizando e celebrando os Sacramento. Hoje vivemos e celebramos os sacramentos conforme o que concluiu o Concilio Vaticano II (1962-1966) O Ritual que usamos para a celebração dos Sacramentos da Iniciação cristã foi aprovado pela Igreja em 1972 (Ritual de Iniciação Cristã de Adulto: RICA e os Rituais de Batismo, e Confirmação. Nestes livros contem as normas para a celebração do sacramento. (Exp. Rito de Confirmação na Missa, (Pg 24 do Ritual da Confirmação)
Sacramento da Crisma pode ser celebrado dentro ou fora da Missa, embora, o Ritual traga a possibilidade opção, por onde passei toda celebração do Sacramento da Crisma foi realizada dentro da Missa. Por isso o Catequista que prepara pessoa para receber o Sacramento da Crisma, bem como a comunidade devem ter uma boa iniciação litúrgica e dos Rituais para os Sacramentos. E aprofundar na metodologia da Iniciação à vida Cristã para levar o catequizando a tornar-se discipulo Missionário de Jesus Cristo.
Somos todos convidados a nos converter ao seguimento de Jesus Cristo, a uma missão catequética formadora de discípulos missionários de Jesus Cristo

Ver Doc, 107 CNB
Itinerário Catequético: Iniciação a Vida Cristã
Um processo de inspiração catecumenal
CAMINHO ORANTE: ARA A 4ª Semana Brasileira de Catequese, a serviço da iniciação à vida cristá. (CNBB) 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário